
poucos sabem, mas uma das minhas maiores paixões é jogar uma partida de war. acredito que qualquer pessoa, mesmo sem nunca ter jogado, conhece esse famigerado clássico dos tabuleiros... a primeira versão do jogo foi criado na década de 50 pelo, na época, futuro diretor de cinema francês, albert lamorisse, e era chamado "la conquete du monde". logo ele levou sua invenção para um distribuidor de jogos no seu país que mudou algumas regras para o início de sua comercialização. enquanto isso, nos eua, os parker brothers, conhecidos do distribuidor do "la conquete de monde", levaram o jogo para o seu país sob o nome de "risk: the continental game" para depois mudar, sendo chamado "risk: the game of global domination". foi lá então que "risk", em 1959, ficou famoso, exportado para outros países como brasil, china, espanha, alemanha, inglaterra e itália. na itália o jogo virou uma febre tão grande que foi lançado um livro inteiramente sobre as regras do jogo.
no brasil, durante a década de 60, um grupo de quatro estudantes procurava formas de começar um negócio e no que investir. um deles, gerald dinus reis, havia acabado de chegar de uma viagem à europa e trouxe um jogo chamado "risk". assim, em agosto de 1972, numa garagem surgia a grow (nome originado da inicial do nome dos 4 amigos) para já em outubro o jogo ser lançado. produziram 5 mil unidades e foram vendendo de loja em loja sob o nome de war... assim tal diversão encontrava seu espaço nas terrinhas brasileiras.
na década de 70, a playboy dos eua lançou um guia de estratégias para war. ao longo dos anos vários jogos foram lançados inspirados nele com os mais diversos temas. antigos impérios, impérios da china, guerra de amebas (?!), guerra dos gnomos, guerra dos bruxos, fortress america (com o saddam hussein na capa lutando contra soldados vestidos de azul e vermelho) e diversos outros. os oficiais contam com castle risk, risk: edition napoleon, risk: 2210 a.d. e risk: lord of the rings (eu quero um desses!), além das versões que já conhecemos aqui no brasil como star wars e variantes do oficial, com o recém lançado império romano.
o que torna esse jogo tão divertido?! a dinâmica que só ele é capaz de proporcionar. são no mínimo umas 2 horas jogando com as mesmas pessoas... nesse tempo tudo é possível de acontecer, desde alianças não programadas até bizarrices de cada jogador com os seus exércitos... o mais divertido é quando são esquecidos os objetivos facilmente atingidos (dependendo do grau de chatice dos seus adversários) e passando a objetivar o mundo! aí lá se vão 4 horas em volta de um tabuleiro contando exércitos, realizando trocas de cartas, criando pactos, rolando dados (nunca sobre as peças, com o risco de morte) e nunca deixando alguém ficar com a europa...
------------------------------------------
estou com um terrível problema de sono... eu simplesmente não consigo não dormir ao me encostar em algum lugar! hoje acordei tarde pra ir à faculdade, dormi no ônibus indo, dormi voltando, dormi em casa e estou com sono ainda!
pessoas interessadas na programação cultural de terça, manifestem-se e confirmem (eu mesmo ainda não me confirmo, mas vocês podem ir sem mim facilmente).
para quem viu meu nick e mensagem pessoal do msn... eu não estou enlouquecendo. todos aqueles números e datas tem um motivo e essa é uma ótima maneira de não esquecer...
pessoas da eco, a semana que vem promete!
10 comentários:
Eu sei o que são os códigoooos, lalalala.
Bem, eu, pessoalmente, odeio War. Aquela bosta semeia a discórdia, os dados me odeiam e eu fico com raiva quando tenho que conquistar a bosta da África. A Europa é muito mais bonita. Por mim, eu jogaria "Stop", "Perfil" e "Imagem e ação" para o resto da minha vida.
E devo confirmar segunda a programação de terça, OK?!
;*
warrrrrrrrr!
estrategia
ação e muitas horas de nada para fazer !!!!
jogo perfeito tirando esse da foto pq o Jr. e podre !!!!!
mais viva la revolution!!!!!
e sem trocar carta xD!!!!!!
WAR..é um clássico ainda mais com cerveja...hehehehhe
frase clássica enquanto se joga war:
"porra dado no tabuleiro NÃOOOOOOO!"
sempre adorei esse jogo, mas é mto fato que sempre dá merda.
Sobre o War uma coisa é fato:
Sempre dá merda!
A bosta da africa suou ficou estranho, é só fazer uma fácil associação!!! Hehehehe!
Bom Pedro quanto essa sua paixão por war, sim isso é fato vc chega a estar obsessivo por esse jogo! Mas não posso deixar de comentar q esse seu entusiasmo para começar a jogar não é o mesmo para terminar, tbm é compreensível eita joguinho demorado!!!
Abraço cara!!!!
Eu evito jogar para não me descontrolar. Em Imagem e Ação, bem menos competitivo, enfiei um lápis numa amiga.
Em War poderia ser pior.
Brincadeiras a parte o blog ta maneiro, continue toda noite nos abastecendo com essas inutilidades!!!!
vlw!
O melhor é chegar aqui e ver a descrição do jogo... Não sei, não compartilho dessa paixão por WAR.
Se jogasse mesmo, ia acabar matando alguém. então, sempre que chega na hipótese "e aí, gente? war?", eu prefiro não jogar e ficar vendo as reações alheias diante de cada dado jogado.
=**
ola minha gente ,eu adoruu war junior mais a merda do war imperio romano num sei jogar merda nenhumha..pela mor de deus como eh q joga eu naum entendo merda nenhuma da regra!!!
me ajudem!!
Postar um comentário