quinta-feira, 27 de setembro de 2007

"Sorria logo... amanhã será pior"

Não sou uma pessoa otimista. Talvez nem ao menos seja realista, mas que com certeza tenho meus momentos pessimistas eu tenho... Por que tratar disso? Hoje, por algum motivo inexplicável ou quem sabe doentio, estava lembrando de tudo significante que não deu certo em minha vida. Claro que em apenas 18 anos seria impossível ocorrerem desgraças grandiosas que não tenham sido causadas pela minha própria mente aumentando os problemas. Seria melodramático da minha parte dizer algo do gênero ou alguém consegue levar um jovem a sério dizendo "Minha vida é horrível! Tudo dá errado!" *lágrimas e soluços* "Por que nada dá certo comigo?!"? Na verdade em qualquer idade ninguém atura esse tipo de reclamação... Isso me faz chegar ao assunto de hoje. Por que as pessoas costumam guardar melhor acontecimentos ruins que os bons? Acredito que possa ser devido a nossa tendência natural a perceber o pior lado das coisas como no caso da fila ao lado sempre se mover mais rápido que a nossa, embora raramente notemos quando a nossa está à frente da outra. Parece que simplesmente abstraímos acontecimentos bons do cotidiano ou todos, como eu, comemoram cada vez que um motorista do ônibus (não poderia faltar) não passa direto do ponto ignorando sua existência ou ainda vira para a fila do lado quando ela está mais lenta e não contém um risinho? Tudo bem que é uma atitude digna de uma pessoa nobre, mas eu não sou e vocês sabem. Agora imaginem uma pessoa feliz por ter conseguido imprimir textos sem dar problemas na impressora ou demonstrar a mais profunda animação por chegar até o seu destino com carteira e celular no bolso? Insuportável... O que é ruim, o que nos atrapalha, nos incomoda e chama a atenção sempre ao contrário de quando sai tudo da maneira mais agradável, que simplesmente passa... Prosseguindo, assim que a Lei de Murphy consegue a popularidade que tem... Eu mesmo tenho uma edição traduzida e transubstanciada pelo Millôr e ilustrada pelo Jaguar. Agora por que as pessoas são assim eu não faço idéia e de certo modo até me incomoda o otimismo excessivo... Também acho até uma vantagem ser pessimista afinal, quando esperamos o pior, se não der certo já era imaginado e se, contrariando todas as expectativas, der certo, yuhu! Não é um jeito dos mais felizes de levar a vida, mas fazer o quê? Minha cabeça funciona assim...

---------------------------------------

Hoje eu distribuí doces! Tudo bem que foram apenas 5 pingos de leite, mas acredito ter feito 4 universitários mais felizes!

Regra da semana: se for pra voltar de 740-D comigo só pode ir mais uma pessoa. Ao menos tem sido assim...

Escrevi a postagem de hoje ouvindo músicas que me fazem lembrar de situações não muito legais... Doentio, não?

3 comentários:

Vivian disse...

Primeiramente, não ganhei doce e não entendi como isso pode acontecer.
E segundo, eu acho que as pessoas possuem a tendência para reclamar. Achar a grama do vizinho mais verde saca? Então os bons momentos viraram insignificantes e nunca "cobrem" a quantidade de infelicidades.
Mas reclamar faz um blog ficar chato, lembre-se disso.

Luiz Fernando disse...

muito interessante o post

sua teoria de que o pessimismo torna as coisas mais faceis sempre fez sentido pra mim. pensar no pior é sempre mais vantajoso.

mas acho importante comemorar sempre que chegar ao seu destino com carteira e celular no bolso. não é todo dia que se tem uma sorte dessas.

B. disse...

Exato, concordo com a Vivian: reclamar faz um blog chato: lembre-se do meu hahahahahahaha

Eu sou assim: pessimista e o que vier é lucro mas isso tem um efeito colateral: a vida fica sem graça alguma...pense nisso.