segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Réveillon


Ao contrário do que podem pensar ao ler o título dessa postagem não pretendo tratar de Réveillon, uma comuna francesa na Baixa Normandia ou mesmo de Réveillon, outra comuna, esta na Champanha-Ardenas. O objetivo real é a festa de fim de ano (cujo nome vem do verbo francês réveiller, que significa "despertar"), que sempre foi comemorada por diversos povos, cada um em seu devido calendário e que atualmente, com a grande difusão do calendário gregoriano na sociedade ocidental, é comemorado na mesma data em grande parte do mundo. Aliás, o dia 1º de janeiro foi fixado como o Dia do Ano-Novo por Júlio César, em 46 a.C. Esse dia era dedicado ao Deus Jano, o deus dos portões, que possuía duas faces: uma voltada para frente e outra para trás. Nesse ponto e sabendo o nível intelectual das pessoas que lêem esse blogue é desnecessário dizer que o mês de janeiro recebe esse nome por sua causa, certo? Muitas crenças e tradições envolvem essa data. A mais gritante é o uso de cores na vestimenta branca, sendo no Brasil quase uma obrigatoriedade. Peças íntimas também devem ser pensadas meticulosamente tendo em vista que cada cor possui um significado diferente. Uma coisa divertida é notar como as lojas possuem a mágica capacidade de trocar seu estoque logo após o Natal pelas roupas de “ano novo”, muitas das quais serão usadas apenas hoje e nunca mais, pois muitas são datadas. A não ser que não ligue pra isso... Na virada de ano notamos também o sincretismo da religião brasileira afinal são incontáveis as rosas e outras oferendas lançadas ao mar para Iemanjá, sendo que esse é um país dito cristão. Aí podemos até ter dificuldade em diferenciar se usamos branco pelo significado de paz ou da herança do candomblé. Mas quem se importa? São inúmeras as simpatias existentes: colocar dinheiro dentro do sapato para atrair riquezas; comer lentilhas para um ano novo com fartura; comer uvas (três ou sete) para trazer prosperidade e fartura; tomar banho de sal grosso no dia 31 do pescoço pra baixa para tirar energias negativas e passar o ano com bons fluidos, não molhando a cabeça para não “fechar a mente”; cumprimentar uma pessoa do sexo oposto (ou não, né?) para trazer sorte no amor; não comer aves porque elas ciscam pra trás (ih, essa já era...); pular sete ondas fazendo um pedido para cada; pular com o pé direto pra trazer sorte; e muitas outras... Ou seja, você tem pouquíssimo tempo para garantir que seu ano seja feliz caso a simpatia deva ser feita exatamente à meia noite. Escolha uma ou duas. Apesar de tudo o que todos querem mesmo é que o próximo ano seja melhor que o anterior, uma vida nova começada no dia 1º do primeiro mês do ano. Talvez uma chance para recomeçar, para ser feliz, para ser uma pessoa melhor... Porém, no fundo o dia 1º de janeiro é apenas mais um dia como todos os outros, exceto que as praias lotam com pessoas sofrendo uma terrível ressaca e o banho de mar não é recomendado.

***

No cartaz da imagem está escrito "Boa sorte e paz para a nova Alemanha. Leste sauda Oeste." (31 de dezembro de 1989 no Portão de Brandemburgo, em Berlim), com ajuda da tradução capenga da Lorena.

***

Por que diabos na praia de Icaraí tem um bloco das piranhas no dia 31 de dezembro? É só comigo ou isso realmente não faz sentido?

***

Não sou muito fã de fogos e toda essa breguice de fim de ano, mas sou bastante flexível e pretendo pular sete ondas... Já estou pensando seriamente no que pedir. Alguma idéia?

***

Nossa! Estava terminando a postagem sem falar das promessas de ano novo! O que seria de nós se não fosse aquele punhado de vontades que temos, mas teimamos em adiar até o ano seguinte por termos mais "força" e geralmente não cumprimos?

***

Feliz Ano Novo a todos!

2 comentários:

B. disse...

Mal sabia que existiam dois lugares chamados Reveillon...esa de 1o de janeiro eu sabia.

Agora vc n está superestimando a cultura dos seus leitores?

Feliz ano novo!

Bia Seilhe disse...

Pedro Gabriel sempre enriquecendo nossas mentes, afinal, não é todo dia que descobrimos que existe cidades chamadas de Reveillon!

Ótima a descrição dos contorcionismos que pessoas fazem em apenas alguns segundos para garantir um ano novo agradável em todos os aspectos... E não usei roupa clara dessa vez, mas também não usei em 2006/2007 e meu ano foi ótimo! Veremos...

Espero que tenha conseguido pensar em pedidos pra pular suas 7 ondas.

;]

PS: Ano novo e bloco das piranhas?! Não faz sentido pra mim...