Certo dia - o último dia da idade do Ouro - a Mentira surpreendeu a Verdade enquanto dormia; roubou-lhe suas alvas vestes e com elas se vestiu, constituindo-se assim a única soberana da Terra.
Seduzindo o Mundo pelo falso brilho da Mentira disfarçada de Verdade, logo perdeu a sua primitiva inocência, renunciando à toda sabedoria, à toda honradez e à toda a justiça. Expulsa e menospreza a Verdade, rindo-se desde então da Mentira, que lhe havia usurpado o nome e o culto que antes só se rendia ao verdadeiro e justo. Tudo quanto a Verdade dizia era prontamente qualificado de visionário, e tudo quanto fazia era qualificado como a mais intolerável das extravagâncias. Apesar de seus legítimos foros, a Verdade chegou a suplicar que a ouvissem e atendessem, porém foi repudiada com as piores maneiras, em todos os lugares que visitava. Houve até insolentes que se atreveram a qualificar libertina a sua casta, por causa da sua ingênua desnudez!... Vai-te anormal!, diziam-lhe: "Vai-te para longe daqui, mulher odiosa, que te atreves a apresentar desnuda ante os nossos pudorosos olhos! Jamais conseguirás seduzir-nos com os teus absurdos!".
Convencida a Verdade que a humanidade cordialmente a execrava, fugiu para o deserto. Mal chegou a ele, encontrou junto de umas sarças as vestes berrantes que a Mentira havia deixado quando roubou as suas, e como não tinha outras, vestiu-as, ficando assim a Verdade sempre Verdade, porém disfarçada com o vestido próprio e característico da Mentira...
A Verdade, assim metamorfoseada, pôde então voltar para junto dos homens, que então a acolheram com assombro e alegria. Aqueles mesmos que antes se haviam escandalizado com a sua desnudez, foram os que melhor a receberam sob tamanha aparência estranha e sob o belíssimo nome de Fábula ou Parábola, que desde então ela adotou.
***
Começar o ano com um texto que não é meu... Mas ele é bem significativo!
***
Qual será o futuro desse blog? E o meu? Algum palpite?
***
Boas férias para quem possa curtir! Como vão as minhas? Indo...
***
Começar o ano com um texto que não é meu... Mas ele é bem significativo!
***
Qual será o futuro desse blog? E o meu? Algum palpite?
***
Boas férias para quem possa curtir! Como vão as minhas? Indo...
2 comentários:
Já sei! Você está metido em grupos de satanismo! Resolveu tomar de volta aquilo que te roubaram, numa busca louca pela verdadeira religião dos povos primitivos, o reino perdido dos faunos. Sim, começastes a entender o sentido da vida! Cruz credo, rapá! Ô glória! Voltemos ao bom templo, que na casa do senhor não existe satanás! Larga disso! Isso é negócio de feitiçaria!
reverendo zis zene zê
rsrsrs, tava rindo desse comentário ae de cima...bem eu sigo há um tempo o seru blog mas poxa não desanime não, blog é assim sempre, só GOD sabe!
Postar um comentário