E mais uma vez nos aproximamos do Natal. Eu sinceramente temo essa época do ano... Para quem não sabe o dia 25 de dezembro na verdade é apenas uma representação do dia do nascimento de Jesus, pois originalmente era o "dia do nascimento do deus sol invencível". Fale a verdade, o nome tinha muito mais efeito e parecia algo mais divertido! Imagino como eram os festejos... De qualquer forma, com a Igreja querendo dar um fim a essas festas pagãs, institucionalizou-se em 354 d.C., pelo Papa Libério, que essa data era ótima para a comemoração do nascimento de Jesus e assim ficou. Já o mito do Papai Noel, o velhinho gordinho vestido inicialmente de marrom, mas posteriormente usando o vermelho coca-cólico, surgiu devido a São Nicolau Taumaturgo, no século IV, que distribuía ajuda financeira aos necessitados. Ou seja, muito melhor e mais lucrativo (para quem recebia, claro) que distribuir brinquedos a crianças simplesmente porque elas foram boazinhas, uma barganha bem estúpida aliás. Até aqui já devem ter percebido meu apreço por essa data, não é? É o espírito natalino... Lembro que o momento no qual notei que o Natal se aproximava e como a bondade no coração das pessoas aflorava nesse ano foi uma vez num ônibus, apinhado de gente e com outros aguardando para subir, obviamente a maioria com sacolas de compra enormes. Um homem, ao entrar antes de uma mulher usando seu tronco para empurrá-la, causou irritação nesta que prontamente começou a xingá-lo e logo começou um bate boca daqueles dignos de platéia e torcida organizada. Eu apostei nele, parecia mais íntegro, pois nem palavrões usou. É impossível desgarrar o espírito de Natal do espírito de porco consumista. Basta sair às ruas e ver como as pessoas agem... Cada um quer garantir o seu o mais rápido possível, mesmo que para isso seja necessária força bruta. Sempre rola um estresse nas pessoas que vão às compras, SEMPRE. Se não nas compras pelo menos depois com as contas. E se você duvida que no mundo haja mais de um bilhão de pessoas é fácil convencê-lo nesses dias... Por conta disso prometi a mim mesmo que não me aproximaria de shoppings ou qualquer lugar que pudesse aglomerar muita gente nessa época do ano. Infelizmente esqueci disso e fui ao tal Outback citado na postagem anterior e acabei obrigado a aguardar por duas horas até poder entrar, sendo que era impossível dar uma voltinha no shopping com a grande massa fazendo o mesmo. Também nessa época vemos uma explosão do kitsch. É Papai Noel de óculos escuro que toca sax, árvore que fala (em espanhol, preferencialmente), pisca-pisca que toca musiquinhas insuportáveis... Geralmente tudo isso ao mesmo tempo. O Natal também pode ser agradável, mas isso fica para outro momento. Quem sabe ano que vem...
***
E para o seu Natal ficar completo aqui vai uma receita deliciosa, rápida e fácil para sua ceia:
Medalhão de peru com purê de pêssego
Ingredientes:
4 medalhões de peito de peru
1 colher (sopa) de mostarda cremosa em grãos
2 colheres (sopa) de óleo
sal a gosto
purê de pêssego
5 pêssegos sem caroços e picados
2 colheres (sopa) de vinho branco
1 colher (chá) de sementes de cardamomo trituradas grosseiramente
4 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo:
Purê: bata no processador o pêssego, o vinho, o cardamomo e o açúcar. Transfira a pasta para uma panela. Leve ao fogo e cozinhe por 3 minutos, ou até obter um purê levemente encorpado. Retire do fogo. Grelhe os medalhões numa chapa de ferro com o óleo bem quente. Salpique sal, espalhe a mostarda e deixe no fogo por mais 30 segundos. Retire do fogo e sirva sobre folhas de rúcula.
***
Feliz Natal a todos!
6 comentários:
hahahhhahahah muito boa a receita!!!
cara imagino que o Plaza devia estar horrível como todos os outros shoppings do mundo. Mas um, um com certeza estava pior, o Bangu Shopping! Era uma coisa horrível, fui lá na sexta comprar um tênis com o meu irmão. Estava a visão do inferno, coisa de louco!
Gostei da pequena aula de história proporcionada pelo seu blog, grata pelo refresco nessa parte que já havia esquecido.
Bjs e Feliz Natal!
Sim sim! Natal é o que há!
E obrigada pelo enriquecimento cultural proporcionado. Talvez inútil, mas deixemos isso pra lá.
E agora publicando receitas?! Parece até com os jornais que não podiam publicar determinadas coisas e colocavam uma receitinha pra ocupar o espaço... Brincadeira!
Feliz Natal, menino Pseudo! Beijo!
Cacete..uma versão folosófica da Ana Maria Braga...ou seja: reflexão acerca do nada E receita de comida..santa versatilidade!
Feliz pseudo-natal pro senhor
um dia tento fazer a receita...
será q eh boa msm?
pow, vc tb eh maluco?!!?ir ao shopping nas vésperas do natal!?!?
insano!!!
boas festas pra vc
Cardamomo? wtf?
historias de natal e receitas?
otimo post
Postar um comentário